Sunday, September 13, 2009

Companhia do Coaching entrevista Jussara Duarte


Cia do Coaching: Jussara, sempre deixo para os entrevistados se apresentarem como quiserem, assim, fique à vontade:

Jussara Duarte de Souza, formada em Coaching pelo Instituto Ecosocial de São Paulo. Graduada em Administração de Empresas pela FUMEC-MG e pós-graduada em Recursos Humanos e O&M, Marketing pela Fundação Getulio Vargas e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Mestranda em administração de empresas com foco em desenvolvimento humano. Há mais de 25 anos em organizações de médio e grande porte no Brasil em funções executivas nas áreas de recursos humanos, gestão e desenvolvimento de pessoas, Marketing e Comunicação. Atualmente Coach em processos de mudanças e desenvolvimento profissional de líderes

Cia do Coaching: Jussara, fizemos juntos a Formação de Coaches no Instituto EcoSocial e você também passou pelo processo de Coaching. Como você resumiria o processo de Coaching e sua evolução?

Superou todas as minhas expectativas. A minha primeira evolução foi o entendimento que exercia o papel de líder de forma equivocada. Era uma executiva do estilo diretiva e não tinha a visão que minha equipe era muito pouco desenvolvida, pois, meu estilo não permitia. Assim fiz minha primeira grande mudança. Quando comecei a atender fui me surpreendendo com os resultados que meu trabalho de coaching estava alcançando. Assim fui desenvolvendo um talento amortecido dentro de mim e que precisa vir à tona. Em fevereiro deste ano saí do Banco, criei a empresa FOCUS COACHING - Desenvolvimento Profissional e Pessoal e assumi minha profissão como Coach de forma integral. O resultado cresce a cada dia e estou muito feliz.
Neste processo a Marcionila Dourado, nossa colega de formação, entrou como minha parceira e temos desenvolvidos alguns trabalhos juntas.

Cia do Coaching: Na sua empresa há programas de desenvolvimento com aplicação do processo de Coaching?

Acho que nunca entenderam direito o que era Coaching. Hoje o assunto começa a passar pela cabeça da direção.

Cia do Coaching: Sua empresa é assediada, se é que é este o termo, por outras empresas que também oferecem Coaching? Que tipo de Coaching é oferecido? Que novidades ou coisas estranhas estão aparecendo?

O que tenho visto no mercado mineiro é muita gente falando que faz coaching, mas na realidade estão fazendo mentoring ou consultoria. Vejo divulgação de cursos de pequena duração (30 a 40 horas) que habilitam profissionais a atuarem como coach. As empresas e os profissionais têm pouca informação do que realmente é coaching e quais as habilidades necessárias para aplicá-lo. É sempre confundido com Outplacement. Como todo modismo, fica muito no superficial para quem não busca informação no local correto.

Cia do Coaching: Neste momento, aparentemente, estamos começando a sair da crise internacional. Algumas empresas travaram os orçamentos para programas de desenvolvimento. Você tem sentido nas empresas que presta trabalhos este estancamento dos programas?

Senti uma retração nos processos empresariais e pessoais também. Mas, hoje, setembro de 2009, percebo uma melhora nas demandas.

Cia do Coaching: Jussara, que tipo de questões mais comuns têm chegado dos seus Coachees ou Clientes ou Performers ou Potencials como li recentemente?

A questão mais comum dos jovens é o que fazer com tantos cursos e um emprego medíocre. Para quê? O que as empresas estão querendo? O que eu quero para a minha vida profissional? Sinto os jovens muito perdidos na definição do seu caminho e de entendimento das suas habilidades e talentos. Acho que é aí que está a maior demanda de mercado.
Para o público mais maduro, a questão mais comum é a insatisfação com as empresas, ou seja, a incompatibilidade de uma realização profissional e ter que submeter a uma política de poderes e jogos. Mas estes são menos suscetíveis de mudança, preferem a zona de conforto por mais desconfortável que esteja sua vida.

Cia do Coaching: Você colocou dois públicos, está desenvolvendo ferramentas para mobilizar estes indivíduos para a ação? Aprofundando um pouco, quando você diz que o público mais maduro prefere a zona de conforto, suas técnicas são para mobilizá-lo ou para tirar o desconforto?

Quando falo da zona de conforto é que o querer tem que estar ativado, mudar dá muito trabalho. O caminho é do autoconhecimento e identificação de pontos fortes, fracos e vulnerabilidades. Na maioria das vezes ele tem uma lista de “achologia”, mas raramente há consistência e não se apropriam das suas competências. Nunca têm tempo para investir em si mesmos.

Cia do Coaching: Você sente diferenças neste mercado de Coaches, com o eixo Rio-São Paulo? Que tipo de diferenças?

Sim. Belo Horizonte ainda é um mercado tradicional e demora a assimilar novas técnicas. Para este mercado somente as grandes empresas tem contratado serviços de coaching. O preço do coaching individual aqui é um terço mais barato do que SP. Enquanto um processo em SP pode girar em torno de R$ 600,00 a 800,00 a hora. Aqui, para grandes empresas, o valor está em torno de R$ 400,00 a sessão. Se for pessoa física este valor cai 40%. Coaching em equipe desconheço quem esteja fazendo, a não ser eu e Marcionila Cotta Dourado, www.humanaconsultoria.com.br

Cia do Coaching: Você tem uma boa caminhada pelo mundo corporativo, agora como Coach, como concilia os seus aprendizados?

A base, a consistência, a segurança que tenho hoje nos processos de coaching devo a minha experiência de mais de 25 anos como executiva e o domínio das áreas de Recursos Humanos, marketing e comunicação.

Cia do Coaching: Temos aqui no blog, uma entrevista com a Fátima Motta, uma mineira também, nos dando informações ricas sobre o Coach Interno. Como você vê esta questão nas empresas da região?

Desconheço empresas daqui que pratiquem o coaching interno.

Cia do Coaching: Que resultados / métricas você tem contratado nos processos de coaching? Como você apresenta os resultados, seja para um processo numa empresa ou num coaching individual?

Os resultados são identificados pelos próprios Coachees ou pela mudança de atitude dos executivos dentro da organização. Conforme os encontros vão avançando vamos avaliando os resultados. Ele é checado sessão a sessão.

Cia do Coaching: Este blog é aberto, há algo que você gostaria de chamar atenção neste universo de coaches, coachees e coaching?

Acredito que as entidades sérias e que realmente formam profissionais prontos paro o mercado, devem desenvolver um trabalho de assessoria de imprensa divulgando a importância do processo de Coaching, tempo necessário de formação e quais as habilidades mínimas necessárias para aplicar um processo de coaching que realmente trará resultados para o indivíduo e para a organização. Acho que este blog cumpre este papel de divulgar trabalhos sérios e éticos. Talvez seja necessário divulgá-lo mais. Procurar a ABRH nacional e provocar debates sobre a profissão.

Cia do Coaching: O que anda lendo, estudando, discutindo, assistindo para o seu desenvolvimento contínuo? Quer recomendar algo, inclusive para Coaches?

Minha última leitura foi o livro Executivo O Super Homem Solitário, achei ótimo. O autor é o Emerson A. Ciociorowski. Estou trazendo para BH o autor do livro O processo da Pérola, o Tommy Nelson, que é coach, especialista em desenvolvimento de líderes, americano que mora no Brasil há mais de 20 anos. Profissional fantástico com uma experiência e formação internacional. Ele realiza um workshop chamado Lifeplan que nada mais é a prática do seu livro. Aqui ele realizará algumas palestras e o workshop Lifeplan.

Cia do Coaching: Jussara Duarte, o blog Companhia do Coaching agradece a sua entrevista.

Agradeço a oportunidade.
Meus contatos são 31 9976-7414 ou 31 3568-7414 e site www.focuscoaching.com.br

2 comments:

Fátima Motta said...

Querida Jussara,
Bom te 'ver' divulgando seu trabalho e assumindo tua missão. Nunca a perca de vista. E que bom ter acompanhado todo esse processo de tão perto!
Você vai colher cada vez mais frutos.
Beijos,
Fátima Motta

Eduardo Bomfim said...

oi Jussara,
parabens pelo seu trabalho e pela entrevista. voce transmitiu seguranca no que esta fazendo. o que tem sido seu maior desafio desde que deixou a empresa?
bjs
edu